O que é a válvula Passy-Muir® ?



Inventada por um paciente chamado David Muir, a Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir é um artefato médico usado por pacientes traqueostomizados, usuários ou não de ventilação mecânica.
Quando acoplada na parte externa de uma cânula de traqueostomia ou em linha no circuito de um respirador, a Válvula Passy-Muir permite apenas o ingresso do ar inspirado através da cânula de traqueostomia, e redireciona o ar a ser exalado para as vias aéreas superiores, passando através da laringe (prega vocal), faringe, boca e nariz, possibilitando assim, a emissão da voz e melhora da comunicação. Pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos tem mostrado que a Válvula Passy-Muir oferece numerosos beneficios clinicos, além da comunicação, incluindo melhora na deglutição, manejo da secreção, redução da aspiração e melhora da oxigenação.


Porque usar a Válvula Passy-Muir® ?

O uso da Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir restabelece a fala e restaura a pressão subglótica fisiológica, o que pode promover a proteção das vias aéreas, através da redução da aspiração.
O design "sem escape" da membrana de silicone, presente exclusivamente nas Válvulas Passy-Muir (tecnologia patenteada Passy-Muir), é o grande diferencial desse produto. Seu mecanismo de funcionamento faz com que a membrana permaneça sempre em uma posição fechada, até que o paciente inicie a inspiração. Nesse momento a membrana se abre facilmente (necessário apenas uma mínima pressão inspiratória), permitindo o ingresso do ar pela traqueostomia. Tão logo ocorra o término da inspiração, a membrana da válvula irá se fechar automaticamente, sem haver perda ou escape de ar pela mesma, e sem requerer um esforço expiratório do paciente, redirecionando assim o ar a ser exalado para a via aérea superior.
As válvulas de fala e deglutição Passy-Muir podem ser usadas em pacientes traqueostomizados adultos, pediátricos e neonatais, usuários ou não de ventilação mecânica.


Closed System

Diferente de todas as demais Válvulas fonatórias em posição "aberta", o design patenteado em posição "fechada" e sem escape de ar presente apenas nas Válvulas Passy-Muir, permite ao paciente criar uma pressão positiva nas vias áreas, restaurando assim a fisiologia normal do sistema respiratório fechado.
Esse sistema "fechado" promove o surgimento de uma coluna de ar protetora dentro da cânula de traqueostomia a qual impede que a secreção adentre na própria cânula ou que obstrua a válvula. Isso faz com que a secreção pulmonar seja direcionada para a via aérea superior, podendo assim ser expectorada pela boca ou aspirada com sugador oral.

Todas as Válvulas Passy-Muir possuem o design de sistema "fechado", sem escape, o qual restaura a fisiologia normal do sistema respiratório fechado.


O design de sistema "fechado", sem escape, mantém uma coluna de ar dentro da cânula de traqueostomia e redireciona o fluxo de ar e a secreção para a via aérea superior.

Todas as demais válvulas de fala existentes possuem o design na posição "aberta", o que causa um escape/vazamento de ar pela válvula durante a exalação.




Benefícios clínicos

As Válvulas Passy-Muir® são as únicas válvulas de fala que possuem pesquisas que mostram todos os seguintes benefícios:
Restaura Pressão Positiva na Via Aérea: Isso ocorre devido ao design de sistema "fechado" , sem escape, das Válvulas Passy-Muir que acaba por restaurar a fisiologia normal do sistema respiratório fechado. Isso promove uma voz mais alta, melhora a deglutição, melhora a força para tossir e aumenta a oxigenação
Produção de Voz e Fala: Patientes conseguem produzir uma voz mais clara com emissão de frases,melhor qualidade vocal com aumento no volume, pois todo o ar a ser exalado é redirecionado para passar pelas pregas vocais
Melhora Deglutição & Pode Reduzir a Aspiração: O design de sistema "fechado" , sem escape, das Válvulas Passy-Muir restaura a fisiologia respiratória. Esse design proporciona a melhora na sensação faringo-laríngea e restaura a pressão subglótica a qual melhora a deglutição e pode reduzir a aspiração
Restaura Pressão Subglótica: Somente o design de sistema "fechado", sem escape, da Válvula Passy-Muir reestabelece a fisiologia do sistema respiratório fechado e restaura a pressão subglótica, a qual melhora a deglutição e pode reduzir a aspiração.



Uso em linha com Respirador: Os pacientes dependentes de ventilação mecânica (adulto, pediatrico e neonatal) podem utilizar a Válvula Passy-Muir durante o uso de ventilação mecânica. Todas as Válvulas Passy-Muir podem ser usadas tanto em respiradores portáteis como nos de UTI.
Auxílio no Desmame: As Válvulas Passy-Muir são usadas como ferramenta para facilitar o desmame dos pacientes da ventilação mecânica, uma vez que restauram o PEEP fisiológico, o que pode melhorar a oxigenação. Assim que o paciente começa a se acostumar a exalar o ar através da via aérea superior, a confiança é aumentada e treinamento muscular respiratório é facilitado.
Reduz tempo de Decanulação: As Válvulas Passy-Muir podem ser usadas como um degrau para o processo de decanulação, permitindo ao paciente se ajustar a um padrão respiratório mais fisiológico, com a exalação do ar pela via aérea superior. Isso permite ao paciente ganhar confiança e ao terapeuta avaliar a patência de via aérea, o que pode reduzir significativamente o processo de decanulação.
Melhora Oxigenação: O design do sistema "fechado", sem escape, das Válvulas Passy-Muir restauram a fisiologia do sistema respiratório. Como resultado, ocorre a restauração do PEEP (Positive End Expiratory Pressure) o que promove a melhora na oxigenação.
Melhora no Olfato: As Válvulas Passy-Muir melhoram o olfato devido ao redirecionamento do fluxo de ar expirado para as cavidades oral/nasal. A melhora do olfato pode levar a melhora do paladar, do apetite e consequentemente do ganho calórico (devido a ingesta alimentar), o que é importante para o processo de recuperação.
Facilita o Manejo da Secreção: O design da Válvula Passy-Muir melhora a deglutição e promove uma tosse mais forte e eficaz com expectoração da secreção por via oral. A evaporação da secreção/saliva ocorre devido ao redirecionamento da exalação do ar através da via aérea superior. Isso pode reduzir a necessidade de aspiração, bem como reduzir os custos associados à terapeutica devido a restauração do sistema fisiológico de higiene brônquica.
Facilita o Controle de Infecção: A Válvula Passy-Muir elimina a necessidade de oclusão da cânula de traqueostomia com o dedo, o que pode causar infecções, além de oferecer proteção contra a entrada de partículas na traquéia. As Válvulas Passy-Muir redirecionam as secreções para a via aérea superior , permitindo a expectoração oral e reduzindo a contaminação do paciente.
Intercâmbio entre Traqueostomia e uso com respirador: Todas as Válvulas Passy-Muir podem ser usadas em pacientes adultos, pediátricos e neonatais, usuários ou não de ventilação mecânica. Isso inclui pacientes traqueostomizados sem ventilação mecânica, pacientes que estejam em desmame da ventilação mecânica e pacientes que sejam dependentes de ventilação mecânica. As Válvulas Passy-Muir podem ser acopladas em linha no circuito do respirador através de um conector descartável (espaço morto) com conexão 22mm (apenas para uso com o modelo PMV® 007) ou através de um conector de silicone flexivel (para uso com os modelos PMV® 005, PMV® 007, PMV® 2000 e PMV® 2001).

Fique sabendo sobre nossas palestras, receba nossa newsletter, baixe conteúdos traduzidos, tire suas dúvidas, peça uma visita, faça críticas, sugestões e muito mais!