A Válvula Passy-Muir ®


Colocação do acessório PMV Secure-It


Limpeza da Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir ®


Inventada por David Muir, a Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir é um artefato médico utilizado por pacientes traqueostomizados, usuários ou não de ventilação mecânica, para promover a fala.
Trata-se de uma peça plástica ou acrílica, de formato cilindrico, com interior oco, contendo uma membrana de silicone na sua porção anterior que permite a passagem unidercional de ar (somente a entrada do ar inspirado).
Quando acoplada na parte externa de uma cânula de traqueostomia ou em linha no circuito de um respirador, a Válvula Passy-Muir permite apenas o ingresso do ar inspirado através da cânula de traqueostomia, e redireciona o ar a ser exalado para as vias aéreas superiores, passando através da laringe (prega vocal), faringe, boca e nariz, possibilitando assim, a emissão da voz e melhora da comunicação. Pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos tem mostrado que a Válvula Passy-Muir oferece numerosos beneficios clinicos além da comunicação, incluindo:


• Produção de voz e fala
• Melhora na deglutição
• Manejo da secreção
• Oxigenação
• Restaura pressão positiva nas vias aéreas (PEEP fisiológico)
• Permite uso associado à Ventilação Mecânica
• Auxilia no desmame e decanulação
• Promove olfato e paladar
• Reduz aspiração
• Qualidade de vida
• Promove o desenvolvimento de fala e linguagem na população pediátrica



Tipos de válvulas


Os modelos de Válvulas Passy-Muir podem ser utilizados em pacientes traqueostomizados adultos, pediátricos e neonatais, usuários ou não de ventilação mecânica. Isso inclui pacientes traqueostomizados sem ventilação mecânica, pacientes que estejam em desmame da ventilação mecânica e pacientes que sejam dependentes 24h/dia da ventilação mecânica.



PMV007 AQUA/VERDE: Válvula Plástica, com formato cilindrico alongado, diâmetro interno de 15mm e diâmetro externo de 22mm.
A Válvula Passy-Muir PMV007 foi projetada para se encaixar em linha no circuito do ventilador (por isso seu formato mais alongado) e assim possibilitar a fala e a deglutição nos pacientes usuários de ventilação mecânica. A cor verde/aqua facilita sua visualização quando acoplada em linha no circuito do ventilador. Esse modelo é de baixa resistência ou seja, possui uma membrana de silicone que se abre mais facilmente durante a inspiração.
Para o uso com ventilação mecânica, a PMV007 pode ser conectada entre o caximbo que se conecta à traqueo, e o espaço morto do circuito do ventilador. Para tal é necessário que o espaço morto tenha 22mm de diâmetro ou utilize um adaptador 22mm. Nos pacientes usuários de ventilação mecânica, deve-se evitar o uso da válvula fonatória acoplada diretamente na cânula de traqueostomia e conectada ao circuito do ventilador, pois o peso do circuito poderá exercer uma tração direta sobre a cânula de traqueostomia (recomenda-se a utilização associada ao caximbo e ao espaço morto).
A PMV007 também pode ser utilizada em pacientes traqueostomizados em respiração espontânea, sem uso de ventilação mecânica, conectada diretamente na cânula de traqueostomia. Todavia, esse modelo não permite o acoplamento do adaptador Passy-Muir para incremento de Oxigênio na Válvula (PMA O2 adapter). O incremento de Oxigenio deverá ser feito através de uma máscara de traqueostomia, com fluxo direcionado para a porção frontal da Válvula PMV007.

PMV005 BRANCA: Válvula Plástica, com formato cilindrico mais curto, diâmetro interno de 15mm e diâmetro externo de 23mm.
A válvula Passy-Muir modelo PMV005 foi um dos primeiros modelos de válvula a ser produzido pela Passy-Muir e seu formato cilindrico se encaixa diretamente na cânula de traqueostomia (15mm), sendo recomendado para utilização em pacientes em respiração espontânea, sem uso de ventilação mecânica.
Todavia, também pode ser usada em pacientes traqueostomizados dependentes de ventilação mecânica, conectando-se ao circuito do ventilador através de um adaptador de silicone flexível.
Esse modelo não é considerado de baixa resistência e também não permite o acoplamento do adaptador Passy-Muir para incremento de Oxigênio na Válvula (PMA O2 adapter). O incremento de Oxigenio deverá ser feito através de uma máscara de traqueostomia, com fluxo direcionado para a porção frontal da Válvula PMV005.

PMV2000 CLEAR/TRANSPARENTE: Válvula Acrílica, com formato "champignon", com diâmetro interno de 15mm e diâmetro externo de 23mm.
A válvula Passy-Muir modelo PMV2000, de baixa resistência, é recomendada para pacientes traqueostomizados em respiração espontânea, e se encaixa diretamente na cânula de traqueostomia (15mm – adulto, pediátrica e neonatal).
Todavia, pode ser usada também em pacientes dependentes de ventilação mecânica, conectando-se em linha ao circuito do ventilador. Devido ao seu formato "champignon" será necessário um adaptador de silicone flexível para conexão da válvula PMV2000 em linha ao circuito do ventilador (avaliar risco de desconexão acidental devido ao tamanho e formato da válvula PMV2000).
Quando utilizado em pacientes traqueostomizados em respiração espontânea, esse modelo permite o acoplamento do adaptador Passy-Muir para incremento de Oxigênio na Válvula (PMA O2 adapter).
Sua cor transparente evidencia a discrição.

PMV2001 PURPLE/ROXA: Válvula Plástica, com formato "champignon", com diâmetro interno de 15mm e diâmetro externo de 23mm.
O modelo PMV2001 é idêntico ao PMV2000 ( no formato e na baixa resistência) exceto pela cor.
A cor roxa facilita a visualização da válvula pela equipe médica e corpo clínico, como também pode ser encontrada mais facilmente, se perdida acidentalmente.
A PMV2001 é recomendada para pacientes em respiração espontânea, e se encaixa diretamente na cânula de traqueostomia (15mm). Todavia, pode ser usada também em pacientes dependentes de ventilação mecânica, conectando-se em linha ao circuito do ventilador.
Devido ao seu formato "champignon" será necessário um adaptador de silicone flexível para conexão da válvula PMV2000 em linha ao circuito do ventilador (avaliar risco de desconexão acidental devido ao tamanho e formato da válvula PMV2001).
Quando utilizado em pacientes traqueostomizados em respiração espontânea, esse modelo permite o acoplamento do adaptador Passy-Muir para incremento de Oxigênio na Válvula (PMA O2 adapter).

PMV2020 CLEAR/TRANSPARENTE: Válvula Acrílica, com formato "champignon", com diâmetro interno de 15mm e diâmetro externo de 23mm, porém mais curta que os modelos PMV2000 e PMV2001.
O modelo PMV2020 é recomendado para uso em pacientes traqueostomizados em respiração espontânea, usuários de cânula de traqueostomia metálica (tamanhos de 4 a 6).
A PMV2020 se encaixa na cânula de traqueostomia metálica (tamanhos de 4 a 6) através de um adaptador de silicone PM2020-S (necessário a aquisição do adaptador de silicone PM2020 –S para uso do modelo PMV2020 com a cânula metálica).
Não se recomenda utilizar esse modelo de válvula acoplado à cânula de traqueostomia de PVC ou Silicone, nem tampouco para uso em pacientes usuários de Ventilação Mecânica.

PM2020-S / ADAPTADOR DE SILICONE: anel de silicone para uso em cânula metálica de tamanho 4 a 6.
O Adaptador de Silicone PM2020-S (anel de silicone) foi desenvolvido exclusivamente para utilização conjunta com a válvula PMV2020. Deve ser acoplado na porção externa das cânulas de traqueostomia metálica (tamanhos de 4 a 6) e tem por objetivo, aumentar o diâmetro externo da cânula de traqueostomia metálica, transformando-o em 15mm, possibilitando assim, sua conexão à Válvula Passy-Muir modelo PMV2020.

PMA 2000 /ADAPTADOR DE OXIGÊNIO: PMA 2000 O2 adapter – peça acrílica para incremento de oxigenio.

O Adaptador de Oxigênio Passy-Muir - PMA2000 permite o incremento de oxigênio suplementar somente através das Válvulas PMV2000 (Clear/Transparente) e PMV2001 (Purple/Purple), nas quais se encaixa facilmente através de uma leve pressão.
Possível administração de oxigênio de baixo fluxo (até 06Litros/min) umidificado.

PMV Secure it: TIRA DE SILICONE PARA FIXAÇÃO.

Os modelos de Válvula Passy-Muir PMV2000 (clear/transparente), PMV2001 (purple/roxo) e PMV2020 (clear/transparente, mais curto) possuem um pequeno oríficio na porção lateral que permite a conexão de uma tira de silicone (PMV Secure-it), cujo objetivo é o de fixar a válvula Passy-Muir no cadarço da traqueo, prevenindo que a Válvula caia no chão quando desconectada acidentalmente da cânula de traqueostomia.
Na embalagem dos modelos PMV2000,PMV2001 e PMV2020, acompanha uma tira de silicone - PMV Secure-it.

Fique sabendo sobre nossas palestras, receba nossa newsletter, baixe conteúdos traduzidos, tire suas dúvidas, peça uma visita, faça críticas, sugestões e muito mais!